quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Constantine: S01E10 - Quid pro Quo



The Rising Darkness is coming! E estamos aqui para acompanhar Constantine em busca de sua redenção. Nos dois episódios depois do hiato a série se manteve com audiência um pouquiiinho maior que na fase anterior, mas nada que garanta uma renovação. Então vamos analisar mais um episódio e ver se a série está ou não merecendo a nossa audiência.

O episódio começa com um mago fazendo um encantamento em cima do telhado de uma casa. Pouco depois uma doce garotinha que morava naquela casa é infectada e cai em coma profundo. O problema é que ela não era a única vítima, logo logo o mesmo aconteceria com várias pessoas no Brooklyn. O que John Constantine fazia enquanto isso? Tentava arrancar algo da misteriosa história de Zed, querendo saber quem é que estava atrás dela. A “vidente iniciante” conta que é seu pai quem quer pegá-la e um pouquinho de história, mas nada que revele de mais, isso deve ser história para outro episódio, um que seria bem interessante diga-se de passagem.

Mas desta vez a história é sobre o Chas,  eu já estava bastante ansioso para saber mais sobre a história deste enigmático personagem. Voltamos então um pouco no tempo (2 anos) e vemos ele e John na boate Kiss, Constantine sai bêbado com algumas garotas, mas antes faz alguma magia despretensiosa dizendo que iria proteger Chas quando ele fosse para casa (Se beber não dirija, ou chame John Constantine, aí tá tudo certo!). Foi bem coisa de bêbado mesmo, não aconteceu nada na hora da magia, mas aí todo mundo já pensou: foi essa palhaçada do Constantine que fez Chas ficar assim. Dito e feito, a boate pega fogo e várias pessoas são mortas, inclusive Chas, mas pouco depois ele ressuscita no hospital. Contudo, ao contrário do que todos pensam, ele não ficou imortal, apenas absorveu as almas de cada uma das pessoas que morreram naquele acidente. Absolutamente FANTÁSTICO, ainda mais que a magia feita por John (na qual nem ele acreditava) foi criada pelo grande Merlin, ou seja, bem embasada na história mitológica. Resultado, Chas ficou com 47 vidas a mais.


E o que isso tem a ver com a história? Simples, aquela garotinha do início é Geraldine a filha do Chas, logo o episódio acontece em dois tempos, mostrando a história dele no passado para explicar a trama que está rolando no presente, que é a tentativa de salvar sua filha (bem parecido com o que acontece sempre na série de outro herói da DC, o Arqueiro Verde. Bem interessante este formato, permitindo revelar a história do personagem sem deixar de construir uma boa trama no presente...). Quando Chas fica sabendo o que aconteceu à sua garotinha ele chama John para ajudar e Zed vai junto é claro. Constantine logo descobre que a alma da garota foi retirada assim como as de outras pessoas com os mesmos sintomas.

E quem foi o autor desta proeza? Félix Fausto! Para quem ainda não o conhece, este mago é um grande inimigo da Liga da Justiça, tendo enfrentado, e até mesmo enganado a Liga algumas vezes em busca de seus objetivos nefastos. Chegou a enfrentar John Constantine e a Liga da Justiça Dark recentemente nas HQs da DC Comics, já na fase dos novos 52 (Para quem acompanha HQs isso acontece no arco Vilania Eterna: Moléstia, englobando Constantine, a Liga Dark, Pandora e Phantom Stranger. Não deixem de ler este arco, é sério!).


Voltando ao episódio, Constantine tenta ajudar fazendo um acordo com Félix, mas é enganado pelo mago, fazendo com que Chas perdesse a paciência e se voltasse contra John, que havia pedido que Chas ficasse de fora, uma vez que seu emocional estava abalado. Assim Chas dá um soco em John, fazendo-o desmaiar e vai ele mesmo conversar com Félix, tentando oferecer as almas que ele tinha a mais, em troca da alma de sua filha. Aí que vem a grande sacada do episódio, quando John acorda, todos pensam que ele chegaria e resolveria a situação, porém é Chas quem consegue enganar Félix. Primeiro ele prova que tem almas a mais, se matando e ressuscitando, depois quando está selando o acordo ele segura a mão de Félix e explode uma granada, explodindo os dois e acabando com o encantamento de Félix. Claro que Chas não morreu, mesmo em pedaços ele consegue ressuscitar, claro que demora um pouco mais devido à brutalidade da morte, mas ele consegue ver sua filhinha novamente.

Simplesmente adorei o enredo deste episódio, embora a história de Chas não seja exatamente a mesma dos quadrinhos da Vertigo, esta se encaixou muito bem na série e explicou a origem dos poderes do personagem (agora vamos esperar a história da Zed). Fora que desta vez foi ele quem salvou o dia, pra dar uma variada e ainda terminou o episódio com trinta vidas (mais ou menos o equivalente a 4,3 gatos! E sim, eu fiz a conta). O que ficou devendo aqui foram todos aqueles efeitos sombrios que vimos no último episódio, esse foi mais leve, porém acredito que a série poderia ser levada um pouco mais pelo lado Dark (aqueles demônios transparentes, mostrando apenas seus contornos não estão com nada).


Outro ponto fraco foi o roteiro para o personagem Felix Fausto. O mago tanto enganou, quanto foi enganado muito facilmente, não houve uma batalha mágica, nem nada parecido, embora a cena da explosão tenha ficado muito boa. Ainda sinto a falta de um grande vilão, alguém para tomar o tempo de John por um pouco mais de episódios e obter o ódio da galera que assiste a série.

Nota: Apesar de algumas coisas que ainda precisam ser melhoradas, as histórias estão mais envolventes. Os dois últimos episódios foram muito bons, mostrando que a série tem muito potencial a ser explorado, merecendo sim uma renovação. Mas é claro que teria que voltar com um roteiro melhor, para ser capaz de envolver o telespectador durante uma temporada inteira. Para este episódio a nota é 8,00.

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